Diga “xis”: saiba a importância da Radiologia Odontológica

Em 1895, o físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, durante um estudo, descobriu uma tecnologia que transformaria para sempre as gerações seguintes: o Raio X. 

A descoberta daria a Rontgen o prêmio Nobel de Física, em 1901, e seria responsável por transformar também a Odontologia, oportunizando a radiografia dentária, cujo pioneiro na área foi outro alemão, o Dr. Otto Walkhoff. 

Com o passar do tempo, a técnica do Raio X foi se aprimorando e, atualmente, é uma ferramenta indispensável na hora de diagnosticar, planejar e acompanhar o tratamento de doenças bucais, sendo usada também em diversas outras áreas.

Como funciona a Radiologia Odontológica e qual a sua importância?

Utilizando-se de técnicas da radiologia tradicional, a Radiologia Odontológica projeta uma imagem tridimensional em uma superfície plana da arcada dentária ou da face. Ela é essencial na hora de diagnosticar lesões, fraturas ósseas, dentes que ainda não nasceram, além de averiguar a sua configuração óssea.

Ao ser usada para apresentar uma visão ampla da arcada dentária, ela também colabora na hora de definir o tipo de tratamento e aparelhos que devem ser usados para corrigir os problema encontrados.

Na Implantodontia, é responsabilidade da Radiologia Odontológica determinar a área de colocação dos dentes, além de avaliar a condição óssea do paciente e a se há necessidade de enxerto para fixação do implante ou não.

Sendo assim, com a Radiologia Odontológica o seu dentista vai conseguir te proporcionar com mais propriedade um sorriso perfeito e saudável.

Tipos de Radiologia Odontológica

Radiografia Intrabucal

O sensor é colocado dentro da boca do paciente. A radiografia intrabucal divide-se em:

Periapical: indicada quando há a necessidade de avaliar toda a anatomia do dente – sejam eles da arcada superior ou inferior -, das faces vestibular e lingual, osso e tecido de sustentação.

Interproximal ou Bite-wing: técnica utilizada para observar as coroas superiores e inferiores de uma arcada.

● Oclusal: permite visualizar dentes do siso e excedentes, além de raízes residuais.

Radiografia extrabucal

Ao contrário da radiografia intrabucal, o foco da radiografia extrabucal é externo, focando no crânio, no maxilar e na mandíbula. Ela também pode oferecer uma visão geral dos dentes. 

Panorâmica: em apenas uma tomada é possível ter uma visão geral da arcada dentária e envolve pouca radiação.

Panorâmica com traçado: ajuda na hora de estimar o tamanho das próteses, alertando os espaços que existem para implante.

Telerradiografia: proporciona uma visão lateral do crânio.

PA (póstero-anterior): normalmente, é indicada para tratamento cirúrgico e é capaz de analisar os seios paranasais e possíveis fraturas e assimetrias do maxilar e da mandíbula.

● Radiografia Articulação Temporo-mandibular (ATM): analisa a posição da Articulação Temporomandibular em máxima abertura e em oclusão.

Tomografia Cone-Beam

O que há de mais atual e avançado na radiografia odontológica, a Tomografia Cone-Beam muitas vezes conhecida como tomografia computadorizada de feixe crônico, proporciona imagens tridimensionais com baixo nível de radiação.

Depois de capturadas, as imagens são transferidas a um computador que com o auxílio de um software a transformam em imagens 2D ou 3D. O nome deriva da forma que os Raios X emitem a radiação: em cone.

Quais os procedimentos para fazer uma Radiologia Odontológica?

Um exame de Radiologia Odontológica deve ser realizado sempre no consultório do dentista ou em um centro de Radiologia Odontológica. Por norma, não existem riscos ou complicações e demora poucos minutos.

Na hora de realizar o exame, objetos de metal, óculos, joias (brincos, pulseiras, etc) devem ser retirados, já que eles podem impedir um diagnóstico correto, pois vão aparecer na imagem radiográfica.

Quanto aos valores, eles podem variar de acordo com o tipo de exame em questão.

A nossa clínica se diferencia nesse quesito por apresentar em sua estrutura equipamento completo de Radiologia Extrabucal, gerando rapidez, economia e conforto aos pacientes, que não precisam se deslocar a um Instituto de Radiologia para realizar os exames.

Quer saber mais sobre Radiologia Odontológica? Deixe seu comentário, responderemos em breve. Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e receber nossos artigos novos diretamente no seu e-mail. Até a próxima!